25 de abril de 2010

VOTE NÃO À ATUAL SITUAÇÃO DA UFBA

VOTE NÃO À ATUAL SITUAÇÃO DA UFBA:
VOTE
ROBERTO PAULO e MODESTO JACOBINO

A Chapa UFBA: Mudar e Avançar (ROBERTO PAULO e MODESTO JACOBINO) CHAMA ATENÇÃO aos Estudantes, Servidores e Docentes para:

A atual Administração Central da UFBA e alguns representantes de certo segmento posicionaram-se favoráveis à prisão de estudantes em 15/11/2007 e foram omissos sobre a prisão da Procuradora-chefe, na “outra quinta-feira”.

Ao longo dos últimos 30 anos, gestores ocupantes de importantes cargos na administração e ou planejamento assistiram impávidos que as precárias condições de infraestrutura da UFBA fossem acumuladas, nada inovando e nem nada consolidando. Até mesmo a captação de recursos públicos suplementar para a UFBA foi inferior ao de outras grandes universidades do Nordeste (PE, RN e CE).

Assim a UFBA cresceu sem nem mesmo a infra-estrutura básica, com o ineficiente e desarticulado sistema de saúde para todos os segmentos, inclusive dos aposentados e inativos; as precárias condições de ensino e de trabalho; os cursos de graduação com graves deficiências; uma parcela relevante dos cursos de pós-graduação com conceitos inferiores aos das grandes Universidades do Nordeste; os cursos noturnos sem apoio aos Estudantes, Técnico-administrativos e Docentes devido à falta de servidores de apoio, cantina, serviços de reprografia, segurança limitada, iluminação precária e até acesso ao transporte mais seguro. A embrionária assistência estudantil ainda é fundamentada em programas pontuais e sem planejamento profissional para todo o coletivo de Estudantes.

O resultado final por esses sucessivos desastres, pela inoperância administrativa e do amador planejamento, foi divulgado pelo MEC no final do ano passado: a UFBA passou da 22ª posição para a 35ª posição, ultrapassada pelas Universidades Federais de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Portanto, aqueles que não souberam inovar, consolidar, promover, ousar com responsabilidade e humanizar a UFBA, como participantes da “máquina” da governança central ou de parte da representação política na UFBA, NÃO apresentam perfil para Mudar e Avançar. Para inovar, consolidar, promover, ousar com responsabilidade e humanizar a UFBA é necessário, primeiro, Mudar e Avançar pelo cuidado e promoção integrais às pessoas – Estudantes, Servidores e Docentes -, alicerçando as mudanças e os avanços no retorno da Ética à Política Universitária. Temos dito, escrito e faremos a UFBA: Mudar e Avançar, com o apoio do Coletivo e ROBERTO PAULO e MODESTO JACOBINO. Para isso, dependemos da sua MOBILIZAÇÃO e do seu VOTO em 4 e 5 de MAIO.

ROBERTO PAULO (para Reitor)
MODESTO JACOBINO (para Vice-Reitor)


UFBA: MUDAR e AVANÇAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário