21 de abril de 2010

O Futuro do Serviço Médico da Universidade Federal da Bahia (SMURB)






O documento intitulado “Resposta da Reitoria às reivindicações dos estudantes da UFBA”, datado em 26 de Julho de 2004, de autoria do M. Reitor, Prof. Naomar de Almeida Filho, trata-se da consideração oficial às “Pautas Gerais de Reivindicações dos Estudantes da UFBA” dos Estudantes de então. O documento da Administração Central da UFBA contemplava a transformação do SMURB em Unidade de Atenção Primária Rubens Brasil.

Cinco anos depois, eis que o SMURB vai ser transferido para uma exígua área do Ambulatório Magalhães Netto, mesmo após o Conselho Gestor do Complexo HUPES desaprovar a proposta da Reitoria por ampla maioria (e só duas abstenções e nenhum voto favorável àquela proposta). Ou seja, segundo a atual proposta da Reitoria, a sede do SMURB passaria a abrigar Salas de Aulas.

Mesmo muito carente da necessária infra-estrutura, o SMURB atendeu no ano de 2009 mais de 43.000 clientes, sendo aproximadamente 3.000 do Sistema Único de Saúde, SUS (Relatório de Gestão/UFBA 2009, pág. 254). Além da assistência ofertada, o SMURB tem parcerias com a Escola de Nutrição e as Faculdades de Farmácia e Odontologia, o que amplia o campo de estágio (Relatório de Gestão 2009/UFBA, pág. 260); e, segundo informações da Equipe do SMURB, há atualmente o aumento progressivo da procura dos seus Serviços por Professores, Servidores e Estudantes da UFBA – isso coincide com os exorbitantes preços das mensalidades dos seguros de saúde privados.

A nossa visão para o SMURB é da sua permanência onde está hoje, além da obrigatória ampliação e reformas estruturais. Nada de ida para o Ambulatório Magalhães Netto. Iremos recuperar as instalações atuais; aumentar o quadro de Servidores; instalar Farmácia; ampliar o Serviço de Cardiologia voltado à prevenção; implantação de Serviço de Gastro com Endoscopia Digestiva; e Unidades de Saúde do Homem e da Mulher, sintonizadas com as Políticas de Saúde do Ministério da Saúde. Na esfera Administrativa, será encaminhada exposição de motivos ao Conselho Universitário (CONSUNI), com demonstrativo sobre os danos à Política de Saúde do Trabalhador da UFBA, caso a pretendida transferência do SMURB seja efetivada; além disso, se houver essa transferência do SMURB ficará caracterizada a dupla-porta de entrada no Ambulatório Magalhães Netto – prática absolutamente condenável pelo SUS. Também será proposto ao CONSUNI que o SMURB deixe de fazer parte do Complexo HUPES e passe a ter a autonomia, com direção indicada ao Reitor por meio de eleição da Equipe do SMURB.


MODESTO JACOBINO
Candidato a Vice-Reitor
UFBA: Mudar e Avançar

Nenhum comentário:

Postar um comentário