23 de abril de 2010

QUAL A RAZÃO PARA A COBRANÇA DE 5,50 REAIS POR REFEIÇÃO NA UFBA?

A Administração Central da UFBA noticiou no Portal UFBA a reabertura do Restaurante Universitário em Ondina para o dia 19/04/1010. Nessa Nota, duas citações merecem reflexão:
1). Contrato emergencial sob a tutela da DALL Alimentação e Serviços; e
2). Refeição cobrada por 5,50 Reais.
1. Sobre o Contrato Emergencial: A Administração Central da UFBA ao optar pelo contrato para prestação de serviços de alimentação em regime de dispensa em caráter emergencial da empresa DALL Alimentação e Serviços para a reabertura do Restaurante Universitário, desconsidera as Recomendações 001 e 002 do TCU (página 116 do Relatório de Gestão 2009/UFBA).
há 7 anos a Administração Central da UFBA, como bem demonstra o Relatório de Gestão de 2009/UFBA, contrata serviços de empresas para prestação de serviços em áreas de segurança e limpeza pelo regime de dispensa de caráter emergencial. Essa prática administrativa foi recentemente condenada pelo Tribunal de Contas da União (Relatório de Gestão 2009/UFBA - Item relatório de Auditoria: 2.1.2.7- Constatação 019, página 116). Agora a Administração Central da UFBA aplica o mesmo procedimento pelo regime de dispensa de caráter emergencial para a reabertura do Restaurante Universitário, deixando de lado as Recomendações 001 e 002 do TCU (página 116 do Relatório de Gestão 2009/UFBA).
2. Sobre a refeição no valor de 5,50 Reais: Naquela mesma nota, também a Administração Central da UFBA relata a cobrança de 5,50 Reais para uma refeição no restaurante universitário, e não justifica publicamente qual a razão para tal preço; isso também em decorrência da Administração Central da UFBA não seguir outra Recomendação (de n° 005) do Tribunal de Contas da União (página 114 do Relatório de Gestão 2009/UFBA) que dita à justificativa de preço nos processos de dispensa de licitação. 
Fizemos um levantamento sobre os preços cobrados por refeição em alguns restaurantes universitários, e eis alguns resultados:
  1. A Universidade de São Paulo (USP), do Estado mais rico da Federação, cobra por aluno 1,90 Reais;
  2. A Universidade de Campinas (UNICAMP), também de SP, cobra por aluno, 2,00 Reais;
  3. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em outro Estado rico do Brasil, cobra por aluno 2,00 Reais; e
  4. A Universidade Federal do Piauí (UFPI), localizada em um dos Estados MAIS POBRES DO BRASIL cobra por aluno 0,80 Reais (OITENTA CENTAVOS)!
A Administração da UFBA tem de ser TRANSPARENTE e apresentar à Comunidade Universidade e ao Conselho de Curadores a planilha dos custos para uma refeição de preço com tão elevado preço. 
A nossa chapa UFBA: Mudar e Avançar fundamentada na transparência, na austeridade e na administração compartilhada com todos os segmentos, se compromete a promover:
  1. a imediata revisão desse contrato emergencial da UFBA com a empresa DALL Alimentação e Serviços; e
  2. revisão do cálculo do preço da refeição no RU e divulgação da planilha de custos.


    ROBERTO PAULO
    MODESTO JACOBINO
    - candidato a Reitor -
    - candidato a Vice-Reitor -
    Chapa UFBA: Mudar e Avançar

    3 comentários:

    1. Os estudantes precisam votar!

      ResponderExcluir
    2. Muito me estranha o fato de que a abertura desse RU se arrastava por um longo tempo, e agora, às vésperas da eleição para reitor, ele seja aberto, em condições "emergenciais", como explicita o processo de dispensa de licitação. Mas o que mais é estranho é esse valor, EXTREMAMENTE ACIMA dos valores praticados nas outras IFES. Em outras universidades, tal disparate suscitaria um enorme protesto estudantil. Por que o movimento estudantil até agora não se manifestou? Para não "atrapalhar" o processo eleitoral? Tudo é muito estranho...

      ResponderExcluir
    3. Caro colega, movimento estudantil??? o que é isso?? a UFBA ainda possui movimentos estudantis????
      Bom, o que eu vejo são movimentações politicas por interesses maiores, sendo estes, todos pessoais.
      Ja se perguntou o porque todas as chapas das eleições do DCE então ligadas a partidos políticos? são movimentos estudantis ou movimentos partidários?
      Já quanto ao RU o que posso falar é que eu concordo com você que foi unicamente articulação política para ganha de votos, ou seja, política do "pão e circo".
      Até quando nós estudantes da UFBA, exelência em educação na Bahia, vamos nos deixar levar por políticas sujas que não buscam o interesse coletivo? e até quando vamos vedar nossos olhos para essa política de interesses pessoais?
      Quanto as eleições para Reitor acredito no Dr. Roberto, pois foi meu professor e em todos os momentos demonstrou compromentimento com seu trabalho. Podemos ver claramente isso, na boa administração que o ICS (Campus do Canela-Salvador)teve em sua gestão.
      O que deixo a todos é que os estudantes pensem melhor quando forem às urnas (e que não deixem de votar, pois somos a maioria e se todos votasse-mos definiria-mos as eleições), para que possam concientemente escolherem verdadeiros "REPRESENTANTES", para que seja resolvido os INTERESSES DA UNIVERSIDADE.

      Rubem Santos - Odontologia

      ResponderExcluir