12 de abril de 2010

Lançamento e compromissos


Aos Estudantes, Técnicos, Administrativos e Docentes
da Universidade Federal da Bahia,

Há dezoito anos, apesar do desalento e do obscurantismo que tomavam conta da Comunidade da UFBA, o saudoso Professor Antonio Carlos Mascarenhas (POLI) prenunciou: A UFBA está viva. Como num passe de mágica, os Estudantes, Técnicos, Administrativos e Docentes chamaram a si a consulta direta e elegeram a lista sêxtupla, formada pelos Docentes Eliane Azevêdo (MED), Suzana Alice Cardoso (LET), Pasqualino Magnavita (ARQ), Antonio Carlos Mascarenhas (POLI), Felippe Serpa (EDU) e Dionecarlos Vasconcelos (FIS), que culminou com a nomeação e posse da Professora Eliane. A partir desse episódio foi consolidado na UFBA o processo democrático, interrompido anos antes, de escolha dos seus dirigentes pela própria Comunidade Universitária.

A imensa satisfação em ter participado intensamente daquele momento histórico é reafirmada no compromisso público em acatar, sem quaisquer restrições, os seguintes princípios democráticos inalienáveis:

  1. Só submeter os nossos nomes ao Colégio Eleitoral da UFBA, se estes forem os mais votados, no estrito respeito à vontade da comunidade universitária.
  2. Assumindo o cargo de Reitor e Vice-reitor da UFBA, ao findar o primeiro mandato não submeteremos nossos nomes à recondução para o exercício do segundo mandato previsto na legislação vigente.

Estes dois fundamentais princípios decorrem da nossa plena convicção que a preferência majoritária expressa num candidato e a alternância do poder são elementos básicos de reafirmação dos princípios democráticos.

Salvador, Bahia, 6 de abril de 2010.


Roberto Paulo Correia de Araújo Modesto Jacobino

Candidato a Reitor Candidato a Vice-reitor


Nenhum comentário:

Postar um comentário