16 de abril de 2010

Baixo desempenho da UFBA na avaliação do MEC

O MEC, através do INEP, estabeleceu uma metodologia de avaliação das universidades brasileiras, o Índice Geral de Cursos (IGC). Segundo registrado no site do INEP: “O Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (conceito preliminar de curso) e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).”
Nas duas avaliações feitas, a UFBA apresentou um desempenho não satisfatório, segundo ilustrado na figura abaixo (IGC de 2008). A UFBA é a 4a. entre as universidades do Nordeste e aquém de muitas universidades de implantação recente como a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (de 2005 e com IGC de  339) e da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (de 1979 e com IGC de 333), enquanto a UFBA  obteve um IGC de 325. 








Ainda mais grave é a evolução do IGC da UFBA. Enquanto a UFPE, UFRN e UFC apresentaram aumento do IGC nas duas avaliações, a UFBA teve uma redução de 5 pontos no seu IGC.



IES
IGC 2007
IGC 2008
UNIFESP
439
439
UFPE
353
356
UFRN
338
340
UFC
327
329
UFBA
330
325
O discurso oficial ressalta apenas a expansão da UFBA pelo que não têm sido tomadas as providências necessárias para avaliar as causas do nosso desempenho insuficiente o que permitirá a superação das dificuldades atuais.
Não há dúvida, é preciso MUDAR e AVANÇAR.

Um comentário:

  1. BOM DIA ROBERTO,SOU ALUNO DO CURSO DE BIOTECNOLOGIA E TENHO UMA PREOCUPAÇÃO COM CURSO NO QUE DIZ RESPEITO ÀS AULAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO.INFELIZMENTE, AS NOSSAS SÃO DEMONSTRATIVAS O QUE NÃO CONDIZ COM O PERFIL DO CURSO. PEDIRIA A VCS. CASO ELEITOS, REVISSEM ESSA QUESTÃO DENTRE MUITAS OUTRAS, POR EXEMPLO, ALGUNS PROFESSORES, RECÉM CONTRATADOS, SÃO BONS APRESENTADORES DE SLIDES.

    UM ABRAÇO, E ATÉ A VITORIA.

    ResponderExcluir