26 de abril de 2010

UFBA: MUDAR e AVANÇAR: AOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UFBA

Fazem parte do nosso Programa de Gestão, divulgado desde o dia 4 de Abril passado, as bases dos itens seguintes, alguns já amplamente divulgados inclusive no nosso Jornal (tiragem de 14 de Abril):

O TURNO CONTÍNUO
É necessário se estabelecer, com urgência, mas com planejamento profissional, o dimensionamento criterioso do quadro funcional da UFBA com base no planejamento das Unidades de Ensino e dos Setores Administrativos. A padronização dos planos de trabalho, a divisão isonômica e o atendimento às demandas críticas por local de trabalho, sob a ótica do plano de carreira (conquista dos servidores técnico-administrativos), e que ainda não foi implantada integralmente, são as condições que irão assegurar a reorganização de pessoal em bases justas, paralelamente, à ampliação do próprio quadro funcional. Nada mais justo, portanto, do que a Administração Central, através de um Grupo de Trabalho (GT) Especial, avalie e proponha à Administração Central a política de turno contínuo, culturalmente implantada, que garanta a qualidade do funcionamento desta verdadeira nova Universidade e traga satisfação aos servidores no desempenho das suas tarefas diárias. Também, os Servidores concursados e admitidos mais recentemente, em razão da igualdade, não podem ficar fora dessa nova estratégia de trabalho a ser adotada pela gestão UFBA: Mudar e Avançar.

A ASSISTÊNCIA À SAÚDE
O Grupo de Trabalho (GT) de Alto Nível a ser instituído, com apoio decisivo da Reitoria e com a Representação das Entidades (APUB, ASSUFBA e DCE), terá sob sua responsabilidade a promoção de estudos sobre a viabilidade da criação da Caixa de Assistência à Saúde da Comunidade da UFBA; e buscar norteamento em outras vitoriosas iniciativas, a exemplo da CASU da UFMG. No entanto, quaisquer que sejam as conclusões e recomendações desse GT, deve ser mantido e ampliado o Serviço Médico Universitário Rubens Brasil Soares (SMURB), assim como a permanência da sua atual sede no campus da Federação, pois demonstraremos ao CONSUNI os danos se houver a transferência . Fortalecê-lo com vistas à realização de exames periódicos voltados à saúde do trabalhador significa encaminhar possíveis soluções a fim de reduzir os freqüentes afastamentos para tratamento de saúde, como política de prevenção de diversas patologias.

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
A valorização do Servidor Técnico-administrativo sustentada numa gestão humanizada e fundamentada na qualificação e titulação conseqüentes, voltadas ao interesse das pessoas e da comunidade são metas que serão determinadas à Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP); cuja indicação deverá recair num profissional com experiência na administração de recursos humanos, na atenção especial dispensada às relações interpessoais e, principalmente, ser conhecedor das relações de trabalho na Instituição e das necessidades de capacitação e qualificação. O aperfeiçoamento profissional, o incentivo à educação permanente e o reconhecimento aos serviços prestados serão na nossa Gestão, metas obrigatórias para assegurar à valorização das pessoas, sejam Servidores, Estudantes ou Docentes.

OS DIREITOS ADQUIRIDOS
A valorização do trabalho, a defesa de proventos mais dignos e, especialmente, a garantia da manutenção dos direitos adquiridos dos servidores técnico-administrativos, assim como dos docentes, junto ao Governo Federal e nos fóruns representativos (ANDIFES e CRUB) são deveres de uma gestão democrática que zela pelos seus recursos humanos – sua maior riqueza. Em havendo decisões judiciais não se discute, cumpre-se.




ROBERTO PAULO
(para Reitor)
MODESTO JACOBINO
(para Vice-Reitor)


UFBA: MUDAR e AVANÇAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário