3 de maio de 2010

CARTA ABERTA À COMUNIDADE DA UFBA

ROBERTO PAULO e MODESTO JACOBINO

Chapa 2, UFBA: Mudar e Avançar


Queremos sim e podemos AVANÇAR para concretizarmos juntos uma UFBA contemporânea, sintonizada com a sua comunidade, com PLENOS valores universitários e éticos, voltada ao desenvolvimento da sua gente e da população do Estado da Bahia, com responsabilidade sócio-ambiental, com projeção científica, cultural e tecnológica para o maior desenvolvimento do Brasil.

Não queremos construir uma UFBA com cimento, mas sim Universidade ambientalmente responsável, também pela coleta seletiva e a correta destinação de resíduos, com economia de energia e controle do consumo e da qualidade da água. Queremos sim e podemos AVANÇAR juntos para campi socialmente responsáveis e voltados à melhoria das condições de trabalho, de estudo, de pesquisa, de atividades de extensão e da qualidade de vida, de servidores técnico-administrativos, estudantes e professores; uma Comunidade Universitária que pratique a integração com as comunidades locais, pela promoção do uso compartilhado das suas diversas áreas, de ensino, cultura, artes, tecnologia, ciência, esporte e lazer.

Queremos sim e podemos AVANÇAR para juntos construirmos UFBA com AMPLA INTEGRAÇÃO e urgente Programa de Reestruturação, Administrativa e da Infra-estrutura; essa última completamente sucateada pelo amadorismo desde 2002 nas áreas de Administração e de Planejamento. Para isso, são urgentes: o fortalecimento técnico e político da Prefeitura dos Campi e maior autonomia e recursos para os gestores das unidades. Queremos sim e podemos AVANÇAR juntos, pelo entendimento que as construções e os prédios envelhecem, e não podemos mais aceitar vê-los como um “peso” e sem as devidas medidas preventivas. Não podemos deixar que ocorra outro incêndio, como aquele no Instituto de Química.

Queremos sim e podemos AVANÇAR para juntos oferecermos as corretas condições aos Estudantes, Docentes e Servidores dos cursos noturnos, como: regularidade e conforto dos transportes inter campi, maior número de pessoal técnico-administrativo, melhores serviços administrativos e de apoio (Bibliotecas e Cantina), etc. Nesse mesmo sentido, é urgente adequar os currículos e que nessa transformação seja obrigatório o planejamento que evite atividades acadêmicas em múltiplos locais no mesmo dia e em diferentes turnos, para ser possível os Estudantes terem maiores oportunidades de trabalho.

Queremos sim e podemos AVANÇAR para juntos solucionarmos de vez a Assistência Médica/Odontológica para os nossos Servidores, Estudantes e Docentes, inclusive com a criação da Caixa de Assistência Médica/Odontológica dos Servidores da UFBA. Queremos sim e podemos AVANÇAR juntos para a implantação do “Projeto Capacitação e Titulação dos Servidores técnico-administrativos”, por meio de Cursos de Mestrado Profissional e/ou de Especialização, para aqueles com grau universitário; e de cursos de ensino fundamental, médio e superior para os Servidores de outros níveis. Nesse aspecto, será fundamental a recriação do Colégio de Aplicação da UFBA e esse associado com a ampliação da Creche e de melhor estrutura de Esporte e Lazer.

Queremos sim e podemos AVANÇAR para juntos oferecermos o pleno acesso aos campi da UFBA, inclusive no período noturno, especialmente aos Cidadãos portadores de necessidades especiais. Discutir com urgência com toda a Comunidade as soluções, definitivas e equânimes, sobre o gravíssimo problema de estacionamento de veículos nos campi da UFBA.

Queremos sim e podemos AVANÇAR juntos na urgente recuperação do Complexo do Hospital das Clínicas (HUPES) e da Maternidade Climério de Oliveira, dotando-os: do quantitativo de pessoal necessário por meio de concurso; os mais recentes avanços tecnológicos nas áreas de diagnóstico e tratamento; e, mais especialmente, em áreas construídas adequadas ao completo bem estar das suas clientelas e dos trabalhadores de saúde. Queremos sim e podemos AVANÇAR juntos para que o SMURB permaneça onde está e com autonomia administrativa, gerência de recursos, recuperação da sua infra-estrutura e ampliação das suas ações e atividades.

Queremos sim e podemos AVANÇAR juntos para a construção de séria e consequente Política de Assistência Estudantil, com aumento do seu percentual para 20% através da captação de diversas fontes de recursos; para RU nos campi de Barreiras e Vitória da Conquista; para Refeição Gratuita ou ao preço similar àquele praticado na maioria das Universidades Públicas do Nordeste do Brasil. Queremos sim e podemos AVANÇAR juntos, por meio de intenso e ordenado trabalho, para o aumento da captação de recursos do Governo Federal e de Emendas Parlamentares, com o objetivo de implantar mais Residências Universitárias na Capital e nos campi de Barreiras e Vitória da Conquista, bem como a ampliação da Bolsa Moradia e do Projeto Permanecer.

Queremos sim e podemos AVANÇAR juntos para levar ao CONSUNI a proposta de revisão da média final 5,0 (questionada pelos Estudantes em geral). Queremos sim e podemos AVANÇAR juntos via “Projeto UFBA Forte na Pesquisa” recuperar, modernizar e ampliar nossos Laboratórios de Pesquisa, fortalecer nossos Cursos de Pós-Graduação; e levar ao CONSUNI a proposta de revisão da carga horária destinada ao ensino, à pesquisa e à extensão dos Docentes. Queremos sim e podemos AVANÇAR juntos para implantação e execução de uma “Política de Concursos Públicos” que atenda aos segmentos de professores, técnico-administrativos, em todos os níveis, visando o preenchimento de cargos e para a drástica diminuição da terceirização, inclusive no Complexo HUPES e na Maternidade Climério de Oliveira. Queremos sim e podemos AVANÇAR juntos para ampliarmos as relações com os Governos Federal, Estadual, Municipal e Parlamentares demonstrando que a UFBA é importante ao desenvolvimento do Estado da Bahia, inclusive pela maior interiorização dos seus cursos nas regiões mais carentes.

Queremos sim e podemos AVANÇAR juntos com a implantação da OUVIDORIA DA UFBA, autônoma e eleita, para atendimento aos pleitos das nossas comunidades interna e externa. Queremos sim e podemos AVANÇAR juntos proporcionando a Autonomia Administrativa e Financeira de cada Unidade da UFBA, de modo plenamente transparente e com austeridade na aplicação dos recursos públicos. Queremos sim e podemos AVANÇAR juntos para mudarmos e melhorar a Segurança na UFBA tendo como objetivo a solução dos problemas da Segurança na nossa Instituição, inclusive com a criação da Segurança motorizada própria, e preparada para responder às necessidades da comunidade universitária; mas essa com políticas integradoras com as populações circunvizinhas aos campi da UFBA, mesmo porque compartilhamos que “ninguém vai para a Universidade apanhar ou ser preso, e sim para receber educação e formação de qualidade” e porque Polícia nunca mais na UFBA.

Queremos sim e podemos AVANÇAR juntos, pelo Diálogo e Respeito às Idéias Divergentes, construirmos o futuro da UFBA e resgatar a sua importância no cenário nacional, regional e local.

MUDE a UFBA nos dias 04 e 05 de Maio, Vote na Chapa 2 - UFBA: Mudar e Avançar, com ROBERTO PAULO/Reitor e MODESTO JACOBINO/Vice-Reitor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário